sexta-feira, 24 de abril de 2009

Basquete de Rua



O Basquete de Rua é uma modalidade esportiva inspirada no Streetball, oriundo das periferias norte-americanas, e na Cultura Hip Hop.
movimento de expressão popular baseada em 4 elementos distintos, que vêm ganhando a cada dia mais força em todo o país. Apesar de possuir os mesmos elementos básicos do Basquetebol “tradicional”, o Basquete de Rua difere-se totalmente; desde as regras do jogo até mesmo o ambiente onde é realizado. Como o próprio nome diz, o Basquete de Rua sempre acontece em locais não convencionais, muitas vezes improvisados em ruas, quadras públicas ou em baixo de viadutos. Forte peculiaridade desta modalidade é a presença da Música Rap tocando durante os embates (influência da Cultura Hip Hop). Porém, o que é fundamentalmente priorizado neste Estilo de jogo é a realização de passes de dribles que “desconsertem” seus adversários, tornando as jogadas mais atraentes e divertidas para os jogadores, bem como para o público que assiste. Em 2005, a Central Única das Favelas, realizou no Rio de Janeiro, durante um evento de Cultura Hip Hop denominado Hutuz, o primeiro campeonato de Basquete de Rua de expressão nacional. Desde então, em todo o país, esta modalidade vem crescendo, ganhando novos adeptos vindo inclusive do Basquetebol. Atualmente a Cufa realiza em todo país Seletivas Estaduais de Basquete de Rua e o único Campeonato Brasileiro da modalidade, denominado Liga Brasileira de Basquete de Rua – LIBBRA, consolidando cada vez mais o Basquete de Rua como uma modalidade esportiva de grande sucesso.
O termo "Streetball" não tem origem apenas no jogo conhecido como Streetbasketball mas também tem uma associação especial com a cultura da juventude. O esporte é conectado à imagem do gueto, que este tem ligação com a música (RAP e HipHop ). Esta associação deve-se provavelmente às raízes do Streetbasketball, encontradas nos quintais de cidades grandes americanas, onde muitos jovens de comunidades mais pobres dos Estados Unidos vêem no esporte e no Streetball uma possibilidade maior e especial para um futuro melhor.
O primeiro grande ícone do Streetball foi o universitário Earl “the Goat” Manigault em meados da década de 50. Este malabarista das quadras de 1,89m, considerado por muitos o melhor jogador de basketball de todos os tempos, parecia desafiar a gravidade e será recordado sempre como uma legenda do esporte.Carro-chefe do Streetball no mundo, a AND1 promove desde o ano 2000, turnês anuais com uma verdadeira seleção de fenômenos do basquete de rua. Além de percorrer inúmeras cidades norte-americanas, a AND1 já desfilou o talento de vários atletas como Skip To My Lou, Tru Baller, Hot Sauce, Helicopeter, Headacher, por países da Europa, Ásia e Oceania.
É do Harlem que vem a força do street. O time do Harlem Renaissance rodou o EUA desafiando os vários times, tornou-se referência. Na liga norte-americana encontra-se jogadores com características do street, entre eles o famoso atleta Allen Iverson.
Além da AND1, existem outros grupos de peso mundo a fora, principalmente na França e no Canadá. A francesa SLAM NATION agrega uma série de jogadores europeus e africanos com a agilidade e versatilidade impressionante, produzindo verdadeiros malabaristas do basquete.
Falando novamente em Brasil, o Streetball tem fornecido jogadores também para o basquete de quadra, como é o exemplo do norte-americano Bryan Taylor que disputa a Liga Nacional Brasileira pela equipe de Limeira/SP mas, em entrevista ao site da AND1, mostrou que não esqueceu suas origens- “Eu planejo jogar no Brasil muitos anos. Eu ainda não tive a oportunidade de jogar street no Brasil mas isto é uma coisa que definitivamente farei muito em breve.”- concluiu Taylor.
O basquete de rua dá ao jogador a liberdade de criar e improvisar jogadas espetaculares. O street ball é a continuação do basquete de quadra, onde são valorizadas, principalmente, a habilidade e criatividade de cada atleta. Com regras menos rígidas do que o basquete de quadra, o basquete de rua pode ser jogado com qualquer tipo de formação; desde o um contra um até o 5 contra 5. No entanto, entre as disputas mais comuns está o 3 contra 3, que é o torneio mais conhecido no Brasil. No streetball a altura não é fator indispensável, e sim a habilidade técnica e de improvisação de cada atleta.
Modalidade bastante comum nos Estados Unidos, os “rachas” ou peladas de basquete podem ser jogados em praças ou ruas de qualquer cidade do país, sempre embaladas pelo som do Rap. E quem assiste a uma dessas disputas tem a garantia de presenciar um verdadeiro espetáculo, cheio de disputa, jogadas inesperadas e enterradas sensacionais.
De acordo com o presidente da LUB, o Filó, o atleta de basquete de rua, mais caracterizado pela disputa individual, tem que ter, entre outras qualidades, alegria e equilíbrio. “A qualquer momento um atleta de rua pode levar uma jogada inesperada e, para isso, ele precisa do fair play”.
O basquete de rua já é uma realidade no Brasil, mas faltam ainda alguns passos para alcançar a projeção que tem nos EUA, como ofertas de patrocínio e espaço para divulgação do esporte.
Crossover: principal jogada do Street, o crossover é um corte normal, como no basquete de quadras, só que com maior impulso. Sua principal vantagem é a quebra da defesa.
Caneta: jogada característica como no futebol. O jogador joga a bola entre as pernas do adversário.
Hurrycane: passar a bola com a mão direita entre as pernas, só que por trás, até o lado esquerdo. O balanço da jogada faz com que ela pareça uma dança.
Enterrada: jogada que levanta o público no basquete de quadra, a enterrada é marcada pela junção de força e plasticidade. O atleta precisa ter bastante impulsão e criatividade para tornar o lance ainda mais especial.
Basquete espetáculo se prepara para invadir o Brasil...
A Liga Urbana de Basquete (LUB), fundada em agosto de 2004, é uma organização sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento sócio-esportivo do basquete praticado nas ruas. Misturando música, dança, arte e utilizando o esporte como instrumento social, a LUB, além de divulgar o basquete de rua, tem como meta desenvolver o sentimento comunitário, criando uma plataforma de visibilidade positiva aos talentos da cultura urbana.
Formada por atletas habilidosos de diversas comunidades do Rio de Janeiro, que unem versatilidade com a malandragem das ruas cariocas, a LUB pratica o basquete-espetáculo no melhor estilo do streetball americano embalado ao som do hip-hop e das principais vertentes culturais como o grafite, a dança dos b-boys, e o som dos DJ’s e MC’s.
No Rio, a Liga Urbana dá os seus shows ao som da Banda Dughettu, que acompanha a trupe desde o início. Visando ampliar o trabalho nacionalmente, a LUB já possui um núcleo em São Paulo, formado por 12 atletas que, ao ritmo do rapper Big Richard, fazem brilhar as quadras paulistas. Desde fevereiro, a LUB passou a ser treinada pelo experiente Alberto Bial. Com 33 anos de carreira, Bial chega a Liga Urbana de Basquete com o objetivo de fortalecer a equipe tanto estratégica quanto fisicamente, dando início a nova fase competitiva da Liga.
Segundo o presidente da LUB, Asfilófio de Oliveira Filho, o Filó, Bial representa a competência técnica e operativa da Liga Urbana de Basquete. “Seu objetivo é materializar a proposta da LUB, que é utilizar o esporte como transformação social, além de popularizar o basquete seja ele o streetball ou basquete tradicional”.

7 comentários:

  1. pow boto feh paulin ta massa e gostei do conteudo ma amarrei flws

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conteudo desse blog .

    ResponderExcluir
  3. Pow cara Muito bom esse Blogger
    Tah melhor do que muitos bloges que jah vi por ae
    muito bom msm .. isso com certeza vai ajudar muita gente que ainda está começando, vai ajudar a motivar ela

    muito bom seu blogger !!

    ResponderExcluir
  4. Caraca mtt show seu blogger ,, adoorei fiicou mtt foda,, uns dos melhoores q eu ja viii ,, fiicou show msm cara Parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Gosteei MARA lindinhuh thee best....

    ResponderExcluir